Seja bem-vindo ao Projeto Pomeranos no Brasil!

Seja bem-vindo ao Projeto Pomeranos no Brasil!

Este projeto étnico-cultural prentende desenvolver intercâmbio entre as escolas públicas municipais Escola E.B.M. Professor Vidal Ferreira de Pomerode -SC e Escola M.E.F. Martinho Lutero de São Lourenço do Sul - RS, por estarem localizadas em cidades brasileiras que foram colonizadas ou receberam imigrantes pomerânios a partir metade do século XVIII. Este intercâmbio possibilitará investigar e refletir como o legado cultural europeu trazido pelos primeiros imigrantes pomeranos vem sendo re-significado pelos seus descedente na atualidade nas cidades de Pomerode/SC e em São Lourenço do Sul – RS.

Escolas participantes


Histórico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho lutero

A escola está inserida no meio rural, na localidade de Santa Augusta, 2º Distrito, às margens da RS 265, distante a 50 Km da cidade, onde as famílias exercem atividade agrícola. Na sua grande maioria são pequenos agricultores que vivem principalmente da produção de fumo.

A construção da escola nesta localidade é resultado de anos de luta e perseverança, pois era o único distrito de São Lourenço do Sul que ainda não tinha uma escola pólo, sendo que os alunos precisavam viajar grandes distâncias para concluir o Ensino Fundamental.

As escolas multisseriadas que deram origem a esta são oriundas do ensino dado pelos pastores luteranos nas igrejas. Eram pagos pelos pais dos alunos da comunidade. A partir de 1940, quando as escolas foram municipalizadas, surgiram as pequenas escolas onde passaram a atuar professores contratados pelo município.

As escolas multisseriadas, que atendiam alunos até o 5º Ano, Marechal Hermes (de Santa Augusta), Oscar Westendorff (de Campos Quevedos), Osvaldo Cruz (de Taquaral), Dr. Gustavo Barroso (de Campos Quevedos), Marcílio Dias (de Campos Quevedos), Guilherme Augusto Alberto Krüger (de Bom Jesus) e Santo Antônio (de Santo Antônio) quando desativadas, em 12 de maio de 2008, passaram todos os alunos para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Lutero. A turma do 6º Ano que já funcionava numa sala da Escola Marechal Hermes também passou para o prédio novo.

O nome que esta escola leva foi escolhida em votação pela comunidade escolar, no dia 18 de abril de 2008. Martinho Lutero foi sugerido por ter sido uma figura marcante da História da Igreja Luterana, religião esta trazida pelos imigrantes pomeranos que constitui praticamente 95% das famílias dos nossos alunos.

O início das atividades, o primeiro dia de aula na nova escola foi em 13 de maio, sendo que a Festa de Inauguração aconteceu nodia 18 de maio de 2008, com a presença das seguintes autoridades: Prefeito José Nunes, Vice-prefieto Daniel Raupp, Secretária de Educação Carla Lübke e outros representantes das secretarias e poder legislativo.

Na data de inauguração, a escola estava sob a administração de Renta Heling Köhler, diretora; Leni Thurow Karnopp e Leonice Maria Harter Bierhals, vice-diretoras; Ileia Treichel Krüger e Liliam da Silva Curtinaz, coordenação pedagógica.

Atualmente permanece a mesma equipe diretiva. O corpo docente é composto por 22 professores e 4 funcionárias (1 atendente de biblioteca e 3 serviços gerais- merenda e limpeza). São 220 alunos da Pré-escola ao 9º Ano- a primeira turma a se formar será este ano de 2011.

O espaço físico está divido em 4 salas de aula, 1 sala para Educação Infantil com sanitários, 1 biblioteca, 1 sala para o Laboratório de Informática (sem Internet ainda) e Sala de Recursos Multifuncionais (em fase de instalação), 1 sala de aula ocupada pela direção, secretaria, sala dos professores, supervisão e orientação educacional, 1 sala de aula onde foi instalada a cozinha e refeitório, 1 almoxarifado e 2 sanitários (1 feminino e 1 masculino). Existe um projeto para a construção da parte administrativa pois como descrevemos, a escola está toda organizada na parte que seria somente salas de aula. Ainda estamos projetando a construção, com recursos da comunidade escolar, de um galpão crioulo para atender a demanda de um espaço maior, principalmente para as reuniões com os pais e seminários e atividades de integração com as turmas.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Lutero tem como filosofia “Transformar as informações em conhecimento, o conhecimento em sabedoria e a sabedoria em valores sociais, dentro de uma prática reflexiva, dialógica e criativa, desenvolvendo a consciência crítica construtiva, que crie oportunidades de desenvolvimento e realização pessoais e sociais no meio rural, oportunizando experiências onde o educando adquira a capacidade de aprender a aprender, em situações-problemas e desafiadoras, dentro de uma concepção humanista embasada no respeito e na valorização das diferentes culturas.

Participantes do Projeto
Participarão do Projeto os alunos do 9º Ano composta por 19 alunos: 12 meninos e 7 meninas que estudam no período matutino – 7h30min às 11h30min.

Professores
Os professores que serão envolvidos no projeto são: Iléia Treichel Krüger, Carla Redmer Schneid, Leni Thurow Karnopp, Roni Hilsinger. Os diversos temas foram divididos entre os professores.